≡ Menu

Maneiras para adquirir imóveis

Há três maneiras básicas para adquirirmos um imóvel:

  1. Poupar para comprar a vista: poupar todos os meses, investir o dinheiro ao longo do tempo e então comprar a vista é uma das maneiras mais tradicionais para comprar um imóvel. O problema deste método é que costuma levar muito tempo, exige muita disciplina e por estes dois motivos a maioria das pessoas desistem muito antes de chegar perto de realizar este sonho.
  2. Financiamento: financiar a compra de um imóvel resolve um dos maiores problemas que as pessoas possuem, a falta de disciplina. O problema que o financiamento possui é que devido aos altíssimos juros compostos a que somos submetidos, no final do processo acabamos pagando três vezes mais do que nos teria custado a primeira opção, de poupar.
  3. Consórcio: o consórcio é uma espécie de poupança programada e premiada. Não possui os juros cobrados nos financiamentos, estes, são substituídos por uma taxa de administração paga à empresa que administra os grupos, em valor diversas vezes menor do que tais juros. Não possui também os rendimentos que a opção da poupança e investimento possui, mas ao menos conta com a correção dos valores até a contemplação, quando então, recebemos o valor total do crédito e podemos comprar nosso imóvel a vista.

Não há maneira certa ou errada para comprarmos um imóvel. Cada situação requer uma alternativa. Pessoas que não pensaram no assunto com antecedência e por um motivo qualquer de repente decidem que precisam de um imóvel próprio com urgência, costumam acabar caindo nos financiamentos e com isso adquirem muito menos do que poderiam ter se tivessem pensado mais cedo.

Quem busca a máxima economia, costuma poupar para comprar a vista, muitas vezes sem conseguir se dar conta de que outras alternativas aparentemente “mais caras” podem acabar saindo bem mais baratas.

Quem deseja obter o máximo rendimento, busca alternativas criativas, estuda todos os sistemas e alternativas atrás da que gera o maior lucro possível. Se você ainda não conhece, estou falando do uso dos consórcios como investimento. Esta é a maneira mais otimizada não apenas para a compra do imóvel próprio, mas também para o investimento em imóveis.

Algumas das vantagens da compra de imóveis com consórcios:

  1. compra mais rápida do que poupando
  2. disciplina forçada, boleto mensal automatiza o investimento
  3. compra planejada
  4. manutenção dos objetivos sem desvios de rota
  5. rendimentos superiores enquanto procura o imóvel certo

Conheça os “problemas” mais comuns que as pessoas pensam sobre o investimento em imóveis e saiba como se livrar deles.