≡ Menu

“Problemas” do investimento em imóveis

Coloquei a palavra “problemas” assim entre aspas porque o que muitas coisas que as pessoas costumam ver como problema, para mim são simples características, nem boas nem ruins, apenas características que devem ser observadas, respeitadas e porque não, utilizadas a nosso favor. Vamos a cada um desses “problemas” e o que penso sobre eles…

Baixa liquidez

Não há imóvel difícil de vender. Se você está tendo dificuldade em vender rapidamente um imóvel isso simplesmente significa que você está pedindo muito por ele. A questão é bem simples, você pagou muito caro quando comprou. Este é o erro mais comum que vemos por aí. Você encontra um imóvel que adora e deseja possuir a qualquer custo. Notou o grifo que coloquei em a qualquer custo? Desculpa te dizer isto assim, de forma tão clara, mas você pagou caro. Para ter liquidez, precisa vender pelo quanto vale, ou encontrar outro trouxa como você, que se apaixone e aceite pagar mais do que vale.

É difícil vender, dá trabalho

Normalmente isto está ligado diretamente à questão acima, de tentar vender por mais do que o imóvel vale, mas neste caso estou falando especificamente do trabalho que dá vender um imóvel, ou seja, é preciso anunciar, tratar com corretores, mostrar aos interessados, etc. Isto não deveria ser nenhuma surpresa, mas muita gente não gosta de ter esse trabalho. Minha sugestão: não venda, compre imóveis para manter, não para passar adiante. Se você comprou já pensando em vender, não deveria ter pensado no trabalho que daria vender antes de ter comprado? Tem gente que gosta de ver tudo como problemas, fuja dessas pessoas.

Pode ser difícil de alugar

Pode ser muita sorte, mas meu pai possui alguns imóveis há muitos anos, todos nunca ficaram mais de três meses sem estarem alugados. Algumas sugestões, além de procurar comprar um bom imóvel.

  • compre já locado;
  • analise o histórico do imóvel antes de comprar;
  • use este “problema” como motivação para possuir uma reserva para as emergências.

Inquilinos inadimplentes

Use a lei e a justiça a seu favor. Você receberá multa e juros. Este problema só possui quem não observa as melhores práticas, então vamos a elas:

  • deixe uma imobiliária experiente cuidar da seleção dos prováveis inquilinos, eles saberão evitar os caloteiros;
  • exija seguro-fiança ou fiador.

Muita incomodação em gerenciar

  • quem tem, cuida;
  • o que você faz lendo meus textos?
  • contrate uma imobiliária para administrar seus imóveis;

Imóveis são muito caros

Você investe em imóveis para construir patrimônio, não para juntar moedas. Adquirir um imóvel envolve esforço para atingir uma meta específica. Você pode conseguir boas ofertas se investir tempo suficiente em procurar pelas barbadas. E finalmente, você tem que investir por tempo suficiente, não é algo para investir da noite para o dia.

Invista conosco.