≡ Menu

O terceiro maior segredo dos imóveis

O terceiro maior segredo sobre o investimento em imóveis é aquela palavra que todos gostam de falar sobre o assunto: localização, localização, localização.

Mas não é só isso. Devemos juntar a localização com o fim a que o imóvel se destina. Em uma rua cheia de lojas e comércio, será que é um bom investimento aquele imóvel residencial? Pode ser, pode não ser. Por um lado, há a praticidade do comércio próximo. Por outro lado, há o barulho. Qual tem maior peso no processo de escolha de quem será o morador final do imóvel?

Um dia destes fui com dois amigos ver uns terrenos em São Leopoldo. Em frente da Unisinos, uma universidade aqui da região. Terrenos excelentes para construir pequenos prédios com apartamentos para estudantes. Os preços, apesar de altos, pareciam permitir a construção de apartamentos suficientes para compensar. Tudo seria maravilhoso, próximo a uma universidade, apartamentos relativamente espaçosos para estudantes de bom poder aquisitivo, construção com diferenciais para atrair justamente este tipo de estudante.

Tudo seria ótimo, se não fosse um detalhe, e então, eu dou de brinde o quarto segredo: fique atento aos detalhes. Fomos verificar o plano diretor do município e lá descobrimos que não é possível construir o que tinhamos planejado. Por ser uma zona de casas, o índice de construção é muito baixo para construir um prédio. Juntando isso com o valor do terreno, fica inviável lucrar por lá.

Saiba porque investir em imóveis.