≡ Menu

Como encontrar investidores para seus empreendimentos imobiliários

O assunto sobre o qual mais recebo emails desde que comecei a escrever sobre minhas experiências pessoais no investimento em imóveis é o de pessoas que desejam investir na construção de imóveis, não possuem experiência no assunto (ou possuem apenas experiência em assuntos paralelos, como engenharia e arquitetura) e desejam saber como encontrar investidores. Acabo de responder um email destes, e ao responde-lo, me veio a idéia de escrever este artigo resolvendo esta dúvida de forma definitiva.

Sobre a experiência de cada um.

Recebo emails de muitos engenheiros e arquitetos que desejam começar a construir por conta própria, que possuem experiência prática de anos em obras dos outros e acreditam que isto os qualifica a construir para lucrar com a venda. Na maioria dos casos, infelizmente, a experiência na sua área técnica não garante os conhecimentos necessários para vencer o desafio de lucrar com seus próprios empreendimentos. Não basta saber construir algo bom, bonito e barato. Tem que saber isso (por isso eu contrato arquitetos e engenheiros para meus empreendimentos), mas tem que saber algo muito mais importante: tem que saber O QUÊ construir e ONDE construir. E ainda, precisa saber algo ainda mais importante: COMO vender e PARA QUEM vender. E é nisto que os técnicos experientes costumam falhar.

Tenho um terreno, quero construir e lucrar com a venda.

Os que me escrevem com este tipo de assunto, normalmente possuem o terreno, nenhuma experiência na construção para venda e nenhum dinheiro para bancar a construção. Procuram um investidor para bancar a construção oferecendo lucros de duas ou três vezes o da poupança (sem ter como garantir isto) e desejam ficar com o grosso do lucro para eles. Não se dão conta de que existem milhares de ofertas de investimento por todos os lados e que a oferta que fazem paga muito pouco e joga todos os riscos nas costas do “investidor” que não possui nenhuma garantia.

Alguns ainda amenizam isto, oferecem metade do lucro obtido para o investidor que bancará a construção. Melhora, ao menos neste caso passamos a ter uma tentativa de duas pessoas em juntar forças para investir juntos e lucrar juntos. O problema continua no fato de termos duas pessoas sem experiência no assunto.

Tenho um projeto, preciso de investidores.

Esta é a forma mais comum que vejo as pessoas pedindo como encontrar investidores. São simples aventureiros que tem a idéia de lucrar com a construção de imóveis para venda. Não possuem dinheiro, não possuem terrenos, não possuem experiência, mas se acham qualificados porque tem muita energia e vontade e estão vendo um monte de gente lucrando com isso… Nem vou continuar escrevendo sobre estes…

Como encontrar investidores para seus empreendimentos imobiliários?

Uma das primeiras coisas que qualquer investidor sério irá perguntar, é sobre sua experiência neste ramo. E por experiência, como expliquei acima, não falo da experiência nas profissões, mas sim, a experiência como incorporadores, com histórico de empreendimentos e a lucratividade entregue aos investidores em cada empreendimento.

Quem busca investidores, é porque não os têm, então assumo que não possuem experiência prévia no assunto, não possuem um histórico de empreendimentos para apoiar sua busca, caso contrário, os investidores dos projetos anteriores seriam os melhores potenciais investidores para o projeto atual. O problema passa a ser que investidores profissionais não irão investir com você. Simples assim. E investidores amadores só investirão com quem confiam pessoalmente, com quem conhecem de outras áreas e em quem acreditam no potencial. Por exemplo, podem investir com um amigo comerciante que esteja ampliando seu negócio. Podem até mesmo investir em uma área nova com alguém que confiam que terá sucesso no que se propõe. O ponto importante é que já conhecem previamente a pessoa e conhecem seus sucessos pessoais.

Com tudo isso em mente, a melhor dica que posso dar é a de procurar os amigos, parentes e afins, até formar um grupo de investidores que atinjam os valores necessários para o empreendimento que você deseja executar. Fazendo isso, você formará um grupo extremamente sólido, mas é ainda melhor. Você treina o processo de venda. Porque a primeira venda, é justamente para o investidor. Se você não consegue vender o investimento, como espera conseguir atrair os melhores corretores, imobiliárias e demais parceiros necessários para o sucesso? O bom disto tudo é que todos crescem juntos, todos ganham juntos e, no próximo empreendimento, você já terá o grupo de investidores pronto, caso o primeiro empreendimento tenha sido um sucesso.