≡ Menu

Deixe de ser preguiçoso se você deseja investir bem em imóveis!

Acabo de receber um email. Neste, vem uma afirmação que costumo ouvir com frequência:

Só que aqui onde moro é ruim investir em imóveis. Os aluguéis pagam menos do que 0,6% do valor do imóvel por mês…

Quando não é isso, é algo parecido, como “não há imóveis nesta faixa de valor na minha cidade”, ou o famoso “só as pessoas bem relacionadas conseguem comprar os imóveis realmente bons”.

Lamento, mas se você não encontra bons imóveis para investir na sua cidade, a culpa não é da cidade. Nem de seus pais, que resolveram fazer você nascer aí. A verdade, nua e crua, é que você é muito preguiçoso para investir em imóveis e deveria resolver isso, ou procurar um investimento menos exigente. Infelizmente, tenho que lhe contar uma coisa: os investimentos que exigem menos do investidor, também são os que rendem menos.

Investir em imóveis não é comprar o primeiro apartamento que lhe oferecem!

Para investir em imóveis, você precisa fazer sua lição de casa antes de sair por aí assinando contratos. Você precisa definir a região onde vai investir e os motivos que o levam a escolher tal região em detrimento de outras. Você deve determinar em que tipo de imóvel vai investir e saber porque fez tal escolha. Residencial ou comercial? Grande ou pequeno? Loja ou escritório? No seu bairro ou em outro? Na sua cidade? Você administra ou deixa em uma imobiliária? E que tal investir em flats? E em estacionamentos ou garagens?

Cada imóvel é único e possui características que se adaptam a diferentes investidores. Se você deseja um imóvel onde o inquilino pague o aluguel regularmente e fique no seu imóvel por muitos anos, você pode procurar, por exemplo, um imóvel adequado para famílias com um ou dois filhos. Provavelmente a família não vá crescer muito mais. E o fato de haver a responsabilidade familiar implica em um nível de comprometimento perante a vida maior do que se esperaria de um jovem ainda sem grandes compromissos assumidos. Lendo a frase anterior, você prefere investir em um apartamento de dois dormitórios ou em um quitinete próximo de uma faculdade?

O parágrafo anterior pode passar uma má impressão em relação a apartamentos pequenos para estudantes, mas um apartamento próximo de uma faculdade sempre terá jovens vindos de outras cidades que fazem com que o equilíbrio oferta/procura penda para o lado do proprietário. Simplesmente não há muitos locais que podem ser chamados de “próximos”. Que tal ter seu aluguel garantido por pelo menos quatro anos, antes de ter que se preocupar em alugar novamente?

Só que não é para lhe ensinar qual imóvel comprar que comecei a escrever este texto. O objetivo de hoje é lhe mostrar que a única maneira de ter sucesso no investimento em imóveis é tirando a bunda da cadeira e fazendo a sua parte. E isso significa trabalhar para seu investimento. Pode perder as esperanças, aquela oferta fantástica que o amigo corretor acaba de lhe enviar por email, nem de perto é o excelente investimento que ele está pintando. Pode até ser um bom investimento, mas com certeza não é o investimento imperdível e único que se você não fizer agora nunca mais terá a chance de fazer novamente.

Falando nisso, já viu quantas ofertas imperdíveis você recebe por semana depois de conhecer alguns poucos corretores de imóveis? Sempre há novos imóveis sendo lançados. Sempre haverá quem os compre logo no lançamento. Nem sempre haverá a procura depois de prontos que os corretores costumam alardear. Se fosse uma vantagem realmente excepcional vender um imóvel somente depois do prédio pronto, não haveriam motivos para as maiores incorporadoras fazerem um esforço tão grande em vendê-los ainda na planta. Pense nisto 🙂

Para comprar UM imóvel, pesquise pelo menos CEM!

Esse segredo me foi revelado por um amigo que possui algumas centenas de lojas e salas comerciais. Outro amigo investidor imobiliário, com um porte um pouco menor, mas mesmo assim na casa de várias dezenas de apartamentos residenciais, me repetiu o mesmo mantra. Veja CEM, para comprar UM. Li exatamente a mesma coisa nos livros da coleção Pai Rico, Pai Pobre, do Robert Kiyosaki. E nos livros sobre investimento imobiliário do Robert Allen e do David Bach. Se você não consegue encontrar um imóvel que lhe pague consideravelmente mais do que a média do mercado em aluguéis, é porque você não está procurando o suficiente.

Qualquer investimento, para ser considerado melhor do que a média, tem que render MAIS DO QUE A MÉDIA! É óbvio isso. Só que para estar acima da média, temos que nos esforçar mais do que a média, temos que procurar mais do que a média, temos que fazer propostas melhores do que a média. E para melhorar nossa performance, temos que ver mais imóveis, conhecer melhor os valores de mercado, conhecer as excessões e as grandes barbadas, conhecer os elefantes brancos, negociar mais vezes para aprender a negociar melhor… Temos que trabalhar e nos aperfeiçoar para nos tornarmos os melhores.

Então, se você deseja investir em imóveis com sucesso, deixe de ser preguiçoso e faça sua parte. Junte-se a nós, um grupo de investidores que faz mais, há mais tempo, para fazer cada vez melhor. Invista conosco clicando aqui.